É hora de levar seu site ao próximo nível, mas antes de falarmos sobre o SSL, vamos lembrar de uma situação e comprovar por que ele pode ser importante, com coisas simples.
Desde a antiguidade, as pessoas utilizam algum tipo de linguagem para conversar, isso todos nós sabemos.
Porém quando queremos falar algo apenas para uma pessoa, mesmo estando ao redor de outras, costumamos usar uma linguagem onde só a outra pessoa entenderá.
As vezes por um gesto, referências a outras conversas, enfim, por algum código criado por estas duas pessoas.
Isso que chamamos de linguagem oculta, ou íntima, entre duas pessoas, nada mais é do que uma Criptografia.
Assim como o SSL, que também foi desenvolvido para que usuários, sites e servidores possam se comunicar de maneira segura e sem o risco de terceiros conseguirem interpretar a mensagem ali passada.
Comece a reparar nos sites que você entra, como por exemplo, redes sociais, lojas online, bancos, todo e qualquer tipo de site (confiável, obviamente) que solicita qualquer tipo de informação pessoal ou dados bancários.
Todos estes sites possuem implementado em sua comunicação, o protocolo SSL de comunicação, para que a mensagem enviada por você, com seus dados, informações bancárias ou simplesmente sua mensagem do facebook, chegue com segurança ao servidor.
Vantagens em ter um site certificado
Muito se diz sobre as vantagens de se adquirir um certificado SSL, porém, o que ele realmente traz de benefícios ao domínio?
Vamos enumerar em uma lista rápida, com citações importantes, e depois explanar os tópicos para que você compreenda melhor o porquê de ter um certificado SSL.
• “Sites com SSL apresentam melhor ranqueamento na pesquisa orgânica”
Google Administrators.
• “Comércios digitais crescem exponencialmente com os anos” Profissional de
E-Commerce
• “Exigimos criptografia SSL em toda a comunicação que entra e sai do
Facebook” - Facebook
E no Google?!
Desde 2014, a ferramenta de pesquisa Google, que já possui todo um sistema próprio
de categorização de websites, passou a avaliar positivamente aqueles sites que
apresentam um certificado SSL para a transação das informações.
Desde então, um grande auxílio para vendedores e gestores de conteúdo fortemente
focados em S.E.O, tem sido a certificação SSL.
Ao pesquisar por um produto, o site com SSL aparecerá primeiro, quando as palavras-chave forem digitadas, além do quesito segurança de transação comercial, qualificando melhor a página.
O mesmo vale para palavras-chave utilizadas em páginas focadas em S.E.O., fazendo com que a pontuação seja elevada pela segurança e confiabilidade dos dados presentes.
Profissional de E-Commerce
Segundo o website Profissional de E-Commerce, assim como já afirmado pela Google, lojas virtuais que possuem certificado SSL têm um melhor rendimento em vendas. Devido ao bom ranqueamento e segurança no website.
Para o público comerciante, ter a confiança do cliente e a segurança nas suas transações financeiras é essencial.
Desta forma, ao apresentar um site que possui certificação SSL, o comprador não apenas terá a certeza de que está num ambiente seguro para suas compras, como a própria ferramenta de pesquisa da Google, dará melhor pontuação e credibilidade para aquele site, na hora de ranquear seu conteúdo na pesquisa.
Outro ponto positivo é que, atualmente, os próprios navegadores de internet (Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, Opera e afins) estão barrando alguns websites de serem acessados, devido à ausência de SSL, reputação ou problemas na certificação do website.
Por exemplo, ao acessar um site com má reputação, os navegadores tendem a avisar que é um ambiente de risco, onde podem existir falhas na segurança na transação de informações.
Outra situação recorrente é quando existe uma falha no próprio SSL utilizado no website, por diversos motivos (algum link não seguro, programação ou aplicação feita de maneira errada, a própria validade do certificado) e que criará a mesma mensagem de erro, informando que o ambiente não é seguro.
Com a responsabilidade de ser a rede social mais influente, utilizada e responsável por boa parte do trafego de informações da atualidade, o Facebook exige que os links nele utilizados, possuam certificação SSL.
Este fato passou a ser válido oficialmente desde Outubro de 2011, até mesmo antes da implementação da Google quanto a necessidade e melhor posicionamento de SSL.
Ao navegar por uma página não segura, é exibida uma mensagem que informa ao usuário que ele navegará por um domínio não confiável e sem certificado SSL.
O futuro próximo
Com todo este investimento já realizado em SSL, por parte de todas as empresas de navegação, lojas online e afins, não é de se espantar que o SSL se torne um requisito obrigatório para a competitividade no mercado.
Este fato se torna cada vez mais comum e a chegada obrigatória dele, cada dia mais próxima.
Empresas como a Google, dona do navegador Chrome e parceira no projeto FireFox, já se posicionaram quanto a uma futura alteração onde, sites que não possuem certificado SSL, serão taxados como inseguros, indiferentemente da razão.
Sim, o simples fato de não possuir um certificado SSL, será mostrado como inseguro por navegadores de internet.
De uma maneira mais abrupta, o mercado terá de passar por uma mudança necessária no posicionamento de seus websites.
Acredite, seu futuro e segurança de informações, trabalhos e investimentos, necessitam do certificado SSL.
Adquira Agora:
CERTIFICADO SSL (VALIDADE DE UM ANO)
R$ 198,00
Trabalhe conosco, seja afiliado deste produto | X |
Digite seu email para criar seu link de afiliado |
|
![]() |